top of page
FAQ
Caso não responda sua pergunta aqui, entre em contato :)
-
Posso enviar build de qualquer engine (Unity, Unreal, Godot)?Pode, mas certifique-se que ela seja funcional. Não deixe de dar instruções caso seja preciso fazer algo específico para funcionar.
-
Posso enviar build de jogo mobile?Ainda não, por falta de opções para teste. Mas no futuro vamos ter opções para seu jogo mobile.
-
Quanto custa o serviço?Vária, o valor é por máquina que o cliente escolhe para rodar a build.
-
O que é preciso para enviar meu jogo?Existem algumas opções, mas para começar faça uma build que funcione e a compacte (.zip ou .rar). Então, você pode escolher enviar de uma destas formas: .Poste no Github e envie o link; .Poste no Itch.io e envie o link; .Usar algum outro método. O mais importante é que a build funcione e seja acessível de alguma forma.
-
O quão seguro é este serviço?São tomadas precauções de segurança sim. As builds são executadas em ambientes controlados, as máquinas são desconectadas da internet (se possível) e acessórios externos (exceto mouse, teclado e microfone) são removidos durante os testes. Tudo para o maior isolamento possível. É executado uma build de projetos diferentes por vez e assim que o teste acaba e os resultados são obtidos o jogo é removido 100% da máquina. Enfim, existe sempre um risco ao lidar com aquivos .exe e links, porém fazemos o possível para evitar que malwares danifiquem as máquinas e principalmente, que haja algum tipo de vazamento de informações ou gameplay dos jogos clientes, pois sabemos o quão prejudicial isso é para pessoa/empresa.
-
É feito um vídeo do teste?Por enquanto não, até porque a gravação interfere na performance. A entrega é apenas um documento simples com os resultados.
-
É preciso contrato?Não, você apenas assina um termo para permitir a manipulação do seu projeto. O cliente tem o direito de enviar um contrato, desde que seja possível assinar digitalmente.
-
Como é feito o teste de desempenho?No geral, é feita o calculo da média de MS e FPS durante trechos da gameplay. Há um calculo geral, da média durante o teste, e algumas anotações pontuais, caso hajam trechos, ações ou mecânicas que diminuam o desempenho. No formulário, o cliente pode dar instruções de ações específicas a serem feitas para teste de performance.
-
É preciso contrato para executar o serviço?Sim. O contrato é importante para estabelecer relação de trabalho, oficializar o valor do serviço, também inclui medidas para segurança jurídica e segurança de conteúdo para ambas as partes. Já temos um modelo de contrato que abrange tudo isso, mas o cliente pode gerar seu próprio contrato, desde que as cláusulas estejam claras, o serviço a ser executado esteja descrito e seja possível assinar digitalmente.
-
O que é considerado oportunidade de melhoria para estrutura?Qualquer alteração que possa, nem que seja um pouco, melhorar a forma como as partes do projeto se relacionam, a escalabilidade, facilitar alterações futuras, etc.
-
Posso fazer a análise eu mesmo ou mandar minha equipe fazer, porque eu contrataria esse serviço?Você pode ir a pé ou pegar um ônibus chegar a um destino, mas porque você pega Uber ou um Taxi? Como quase todo serviço especializado, a ideia é atacar o que uma pessoa ou empresa tem de mais valioso, o tempo. Porque você vai interromper seu trabalho ou deslocar membros da equipe, para fazer uma revisão completa do projeto, testar a build em computadores diferentes e fazer avaliação para uso de processamento paralelo quando pode contratar um serviço terceirizado para isso? Fora que, a impessoalidade ajuda nesse tipo de tarefa.
-
Quanto tempo demora para o teste?A ideia é entregar o mais rápido possível, mas vai depender da disponibilidade das máquinas, demanda e o nível da dificuldade das instruções para o teste que o cliente passar (se houver). Mas se for para falar de média, de 1 a 2 dias.
-
São feitas alterações no meu projeto durante a análise?Não. A análise é feita em cima do estado atual do jogo, procurando oportunidades de melhoria. Em raras ocasiões são feitos testes isolados.
-
Como é feita a análise?Os sistemas e arquivos do projeto são avaliados, considerando convensões, boas práticas, recomendações de importação, tamanho de arquivo, uso de memória, tempo de processamento, entre outros parâmetros. O alvo são oportunidades de melhorias para o desempenho do jogo e também para estrutura do projeto.
-
O que é considerado oportunidade de melhoria para desempenho?Qualquer alteração que possa, nem que seja um pouco, melhorar a média de FPS e MS, diminuir tamanho da build do jogo, reduzir chamadas de funções inúteis(no contexto do projeto), reduzir chamadas de renderização, dividir o tempo de processamento na Main Thread (Job System), etc.
-
Qual as vantagens que o documento podem trazer para mim?Especialmente se você for uma pessoa ou empresa organizada, o documento entrega informações valiosas para a evolução do jogo. Além de apontar áreas com problemas, baseado nas informações que você terá, é possível criar tarefas, definir prioridades e ainda ter uma noção do tempo para entrega-las.
-
Há opções de desempenho de build para celular?Por enquanto não, mas vai ser adicionado no futuro. Se não for só o que estiver procurando, não deixe de fazer a análise.
-
Após a análise e entrega do documento com o resultado, é realizada as alterações recomendadas?É importante ressaltar que a execução das alterações no projeto não está incluída no serviço de análise. Por que isso? Oferecer um serviço terceirizado para aprimorar a qualidade do jogo de um cliente apresenta algumas dificuldades, como questões de precificação, prazos de entrega e até mesmo alinhamento de expectativas com o cliente. Por isso, esse serviço de análise com entrega de documento para é tão importante, pois se torna o facilitador e uma solução para os problemas citados acima. Dado que o escopo e as dificuldades para se aplicar melhorias no projeto do cliente ficam bem definidos com o documento, na hora da contratação para aplicar as alterações, é possível oferecer um preço bem abaixo e até uma data de entrega. Além disso, em casos envolvendo empresas, essa abordagem permite a divisão de tarefas com a equipe do cliente, o que reduz o custo do serviço e otimiza a colaboração.
-
Quanto tempo leva para a análise e o documento ficarem prontos?Vária de projeto para projeto e da demanda atual. O cliente escolhe um período que ele considera ideal para a entrega e então, dependendo do tamanho do jogo e a demanda, é enviada uma proposta de data de entrega. Mas se for para falar de média, entre 1 a 2 semanas.
-
Quais os requisitos para a análise?Só é preciso que seu projeto seja acessível em alguma ferramenta Git.
-
Para quem é útil essa análise?Pessoas, empresas ou startups que estão enfrentado problemas de performance e/ou estruturais ou que simplesmente buscam uma revisão de projeto. No geral, será mais útil para quem está: Com Problemas de performance; Com um jogo que ocupa muito espaço na memória; Com dificuldades em adicionar novas features ou alterar o que já tem; Ou até sente que o projeto não é escalável. Para estúdios muito grandes e com muita experiência talvez não faça sentido, já que normalmente eles tendem a ter departamento dedicados a cuidar da qualidade do projeto, portanto, este serviço serviria mais um reforço terceirizado.
-
Como funciona o serviço?Será feita uma avaliação do projeto do seu jogo, com o objetivo de encontrar áreas onde seja possível a aplicação de processamento paralelo com Job System. Exemplo: movimentação de NPCs, projeteis, animações de HUD, entre outros.
-
É preciso contrato?Sim. O contrato é importante para estabelecer relação de trabalho, oficializar o valor do serviço, também inclui medidas para segurança jurídica e segurança de conteúdo para ambas as partes. Já temos um modelo de contrato que abrange tudo isso, mas o cliente pode gerar seu próprio contrato, desde que as cláusulas estejam claras, o serviço a ser executado esteja descrito e seja possível assinar digitalmente.
-
Para quem é esse serviço?Pessoas que não conheciam o Job System, se interessaram e agora querem que ter isso no seu projeto. Ou, pessoas que conhecem e querem ajuda para implementar o processamento paralelo no seu jogo.
-
O que é feito nesse serviço?Após o término da avaliação, será entregue para o cliente as partes do seu projeto onde podem ser adicionadas processamento paralelo. Com a permissão e mediação do cliente, faremos então as alterações no projeto para adicionar o Job System.
bottom of page